quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

A nova presidente Dilma Rousseff (Ou melhor presidenta)




Quem não se pegou no primeiro dia do ano, assistindo a posse da nova presidente do Brasil. À primeira mulher a ser eleita presidente. Ou será presidenta??
De baixo de chuva, e muitos seguranças a sua volta. Dilma desce a rampa. Com uma roupa um tanto exagerada; Dilma desce e mostra a todos sua vitória. "Sim, as mulheres podem"- Diz Dilma. Emprestando um dos dialetos preferidos de Obama.
A quem diz que seu digníssimo Luiz Inácio Lula da Silva não queria passar a faixa. Depois de longos 8 anos em seu comando (convenhamos, quem quer passar essa faixa ?!), da pra entender. Mas ele foi, em meio as lágrimas, risos e abraços. Lula acompanhado de sua Dama, Sr. Marisa. Estavam lá. E cada abraço forte que ele dava na Dilma heim, tapas nas costas...
Porém, sem emoção por parte de Dilma e Michel Temer. Ambos estavam felizes, um sorrisinho ali, aqui. Mas nenhuma lágrima. Que mostrasse a importância do cargo.
Se lembrarmos do Lula tomando a posse, Fernando Henrique passando a faixa, veremos que a grande diferença, foi a emoção que reinou naquele lugar. Muito choro. 8 anos depois também. Não muito, mas, choro. Já Dilma e Michel, não, nem um cisco nos olhos.
Pensando bem, acho que todos estavam de olhos, e olhos bem abertos na vice-primeira-dama Marcela Araujo Temer. Aos 27 anos casada com Temer 7 anos. Já Michel Temer 70 anos. Pra ela, é como se ele tivesse 30 anos. Modéstia não?! (Bom, isso é assunto pra outro texto, quem sabe. O importante mesmo é o amor. Ao que? pergunte a ela).

Dilma, promete a governar para todos. Seu plano de governo até 2010 eram:
1- Investimento, aprofundando a política credencia aos setores produtivos;
2- Infraestrutura, construir hidrelétricas, ferroviária, rodoviária, aeroportuária e da navegação costeira. Conclusão do projeto de São Francisco, e a Educação, escolas de ensino público e de qualidade.
3- Saúde, aumentar os recursos públicos, melhorar o atendimento no SUS, apropriar sustentabilidade financeira nos hospitais.
4- Direitos Humanos, ampla reforma no sistema brasileiro, aplicação de penas alternativas,políticas de direitos básicos ao trabalho, moradia, alimentação, saúde e educação e acesso à justiça e à cidadania.

Palavras, e mais palavras não vão arrumar o Brasil. Nem tão pouco fazer com que o pessoal lá fora, possa reconhecer que o Brasil, finalmente conseguiu andar pelas suas próprias pernas.
O que nós, o povo votante deve fazer; mesmo que não votamos nela, O que temos que fazer é exigir os nossos direitos, se preciso for pintar a cara e ir as ruas, que seja feito. O que não pode ser feito, não só no Governo Dilma, mas os tantos outros que ainda ão de vir. Mas é dar valor ao seu voto.
O voto, é o único momento em que temos o mesmo poder que o cara mais rico do mundo e o mais pobre. E usar o direito da democracia.
Então, ao longo desses 4 anos pelo poder de Dilma e Temer, vamos observar, criticar se preciso, elogiar também. E ver, se vale a pena deixar ela governar mais 4 anos, depois dos 4. (confuso?)



Acho que ainda dá tempo, de desejar a todos um feliz 2011, 2012 se ainda estivermos aqui. E milhares e milhares de anos que ainda estão por vir.E viva a verdadeira democracia!!

3 comentários:

  1. Realmente quem não se pegou vendo a Dima no 1ª dia do ano. Enfim, que todas as promessas sejam cumpridas e que esses 4 anos,o Brasil realmente vá pra frente. Torço por isso.

    ResponderExcluir
  2. Acredito, que assim como o Lula, Dilma também fará um bom governo.

    ResponderExcluir
  3. Não gosto da Dilma, e tenho a impressão que não fará bem ao Brasil.
    Obs: O governo Lula, só ajudou os nordestinos, e mais nada. aumentando 50 reias no bolsa familia e o resto que se vire.
    Belo governo Lula

    ResponderExcluir