sexta-feira, 19 de novembro de 2010

A maior satisfação

Há quatro anos o Cursinho Prof. CP² vem colocando estudantes de escolas públicas sem perspectiva em universidades Federais e Estaduais.
No ano de 2005 logo após o falecimento do Chico Poço, Rafael Pellizzer e sua tia Neuza Pellizzer decidiram dar continuidade no projeto de Chico. Criar um cursinho voltado para a população de classe média e baixa, com intuito de dar oportunidade aos mesmos, uma oportunidade, que provavelmente sem ela, não teriam chance de fazer parte de uma Universidade pública.
No ano de 2006 o projeto tomou corpo com poucos professores, porém todos muito dispostos a ajudar de qualquer forma, para que o CP² cresça.                                                                                                                 
No primeiro ano de sua criação, haviam cerca de 80 alunos e 20 professores. Porém, ao longo do tempo, alunos e professores começaram a se aproximar e se identificar com o projeto CP². O corpo docente começou crescer, apoios de empresas, pessoas, começaram a se envolver cada vez mais e mais no projeto. Hoje, 4 anos depois de sua formação, estão matriculados 120 alunos, com 40 professores. O cursinho se tornou Órgão público, sem nenhum meio lucrativo. E nos últimos 3 anos, o cursinho colocou 60% de 500 alunos, em Universidades públicas.  
Os alunos se sentem acolhidos no cursinho, como se fosse uma família, um ajudando o outro, nos plantões de sábado, na ajuda em fazer trabalhos escolares, nas palestras, nos debates, que vai além de uma mesa separando aluno e professor, ali, todos têm a chance de falar e de expor o seu pensamento, e daí, as opiniões são formadas, nos tantos emails trocados e até dicas para filmes. No CP², é um envolvimento que vai muito além do profissionalismo, mas, é explícito o prazer por parte dos envolvidos.
E foi isso que encontrei lá, um lugar que me preparasse para o vestibular, que me ouvisse e que me ajudasse a escolher bons filmes. E posso falar por todos os alunos. Ali encontramos um referencial a mais. Uma oportunidade que certamente não teríamos encontrado em outro lugar, oportunidade essa que nos colocará em uma das melhores e mais visadas Instituições do Brasil. E creio que esse projeto, está cada vez mais ganhando corpo, já que ele precisa de uma rotatividade. Daqui a 4, 5 anos quem estará lá no lugar dos professores, coordenadores, seremos nós, e esse bastão passará para as mãos dos próprios alunos. Torço por isso. 

Um comentário:

  1. Eu sou aluna do Chico também, e realmente, tudo o que esta escrito ai, é verdade. É um lugar muito querido, todos os professores. Todos que estão envolvidos, e mais...realmente um ambiente famíliar.

    ResponderExcluir