domingo, 16 de outubro de 2011

Apologia os fim do tabaco


Apesar do ministério da saúde advertir que o tabaco causa diversos danos à saúde, como vício, doenças cardíacas, impotência sexual entre outras, o fato de fumar vai da apologia que a sociedade impõe.
Está diretamente ligada a influencia que, principalmente, os adolescentes seguem, de irmão mais velhos, pais e até mesmo professores, ou, pode se dar ao convívio de fumantes, se tornando assim "fumantes passivos".
O tabaco é um vicio com mais de 30 milhões de brasileiros, que consomem anualmente 5,3 bilhões de maços. O governo ortogou leis no ano de 2002 que nas embalagens dos cigarros tivessem fotos e falassem sobre os danos que fumar causa, com imagens de crianças em UTI's, pulmões etc.
Entretanto, o circulo social tem mais "peso" que as fotos em maços, Começando nas "rodinhas de amigos", nos "churrascos", que em princípio era para acompanhar uma "cerveja", e tornando companheiras habituais.
A conscientização dos prejuízos causados pelo tabaco, quando se torna incontrolado, pode afetar as mulheres no período de gestação, onde o prolongamento do fumo nesta fase, acaba comprometendo o desenvolvimento do cérebro e o ganho de peso no bebê, e assim criando maiores chances de sofrerem com a Síndrome súbita do lactante, e outras doenças crônicos.
Afim de por fim as más ilustrações, foi desenvolvido no Canadá camisinhas como carteiras, onde podem colocar os maços, sem incomodar com fotos constrangedoras. O que antes era forma de prevenção, se torna algo para ocultar os malefícios.
Para dissipar a questão, deve-se estimular a sustarem nos meios de comunicação, nas novelas, filmes e seriados, dos personagens que são mais influenciadores, que possam ser expostos o fim do fumo, ou mesmo a diminuição. São pequenos atos, que na sociedade niilista que vivemos, a aparência vale mais que muitas campanhas.

2 comentários:

  1. Acho louváveis as intenções nas tentativas de contenção do vício, que envolve não somente a saúde do indivíduo como também a saúde pública. No entanto, devemos tomar cuidado para que isso não se torne uma ideológica caça às bruxas: por que não fazem o mesmo com o álcool, a maconha, o Mac Donald´s, o trânsito, os jogos de internet, as modelos anoréxicas, o Domingão do Faustão, os rodeios, as disputas de fórmula 1, o UFC, as lutas de BOXE? Tudo dito atrás, de certa forma, prejudica a saúde individual ou coletiva, física ou cultural. É bem provável que a maioria dos fumantes não esteja totalmente equilibrada consigo mesma, se estivesse, não fumaria. A solução então é constrangê-lo socialmente e colocar o dedo no nariz dele em praça pública dizendo o mal que ele faz a ele mesmo e aos outros?

    ResponderExcluir