quinta-feira, 10 de março de 2011

História das coisas


Da extração a produção até a venda, consumo e descarte. Todos os produtos em nossa vida afetam comunidades em diversos países, a maior parte delas longe de nossos olhos. Ou seja, os processos produtivos de praticamente todas as coisas do mundo.
Annie Leonard a narradora do documentário, nos relata que passou dez anos viajando e lendo, conhecendo como o mundo firmava uma agressão contra o meio-ambiente. E pudemos ver que estamos vivendo em um mundo capitalista. Sei que ninguém está a favor de abolir com o capitalismo, mas devemos prestar atenção nos fatos.
O governo foi criado para nós, cuidar de nós, feito para nos proporcionar saúde, melhoria de vida. E em vez disso, ele junto com a corporação que acabam sendo maiores que o governo, já que 51 das 100 economias da terra são para as corporações, o governo trabalha exclusivamente para a corporação.
Isso significa “exploração dos recursos naturais”, “destruir o planeta”. Acabamos com as árvores do nosso planeta, já que 2.00árvores são cortadas por minuto na amazona, para consumirmos e jogarmos no lixo para fazer parte daquela seta que da origem ao sistema.
Então seguindo o raciocínio de Leonard, vamos para a matéria-prima, porém a “matéria-prima” decorre de produtos tóxicos ou seja química tóxica com produtos naturais.
Agora pensamos, o governo é feito para proteger o povo, mas estamos prejudicando com isso as gerações futuras, os leites maternos são comprometidos tóxicamente, sabemos que o leite materno se adapta ao tipo de mundo em que ele vive, se a mãe mora no lado de um esgoto, seu leite terá sistemas de proteção. Já uma mãe que trabalha em uma fábrica que produz altamente substancia tóxico, seu leite terá uma proteção contra essa tóxica, mas o tóxico é altamente forte e o sistema imunológico dessa mãe não será tão forte e as nossas crianças são as mais prejudicadas invés de protegê-las. E isso também acontece com mulheres em idades fertes e não tem alternativa já que tudo que produzimos, trabalhamos temos que seguir a “seta” e cada vez mais poluir nossas vidas.
O que os países “ricos” (EUA) fazem é montar suas fabricas em outros países para que não só a saúde dos demais seja prejudicada, mas acabam comprometendo o futuro de cada adolescente e jovem que deixam de estudar para fazer que países como EUA cresça e enriqueça cada vez mais.
Nos EUA o foco é que as pessoas possam capitalizar consumos baratos como o rádio de U$4,99. para que os estadunidenses consumam mais e poder fazer aquela seta novamente rodar.
Então voltamos para o grande problema mundial, “o lixo”, se em 6 meses 99% das coisas que são processadas, transformadas e cultivadas vão para o lixo, o que temos que fazer para que tenhamos menos prejuízos é reciclar. Porém, tem coisas fabricadas que é impossível de reciclar.
A reciclagem é importante, quando pessoas trabalham juntos em uma só causa existe força para conseguir sempre ter vitórias e melhorias. A reciclagem é redução do lixo nas extremidades, reciclar vai além de um ato de boa ação e ajuda ao próximo como forma de doação, mas é um dever que todos nós seres humanos devemos fazer, para que possamos viver em um mundo renovável. Mas infelizmente isso não é suficiente, muitos produtos são fabricafos com todos os tipos de matérias juntos e deixando o seu uso sendo impossibilitado de ser renovável.
Por mais incrível que seja todo esse processo de destruição ao planeta, podemos ver pessoas que trabalham por causas juntas, com consumos consciente e fazer de um governo, um governo para o povo que vê as preocupações do seu povo, e quando nossos olhos começarmos se abrir para mudanças. E o ser humano criou a seta de consumo atrás de consumo, e o mesmo pode criar um consumo atrás de respeito a nossa natureza.
Pessoas vão falar que ainda da para vivermos no coração do comercio do capital, mas se passarmos mais algumas décadas será bem difícil dizer como vai ser, como será a população mais pobre, a nossa saúde. Governo e corporação querem colocar capital na frente das pessoas e para que exista países ricos (EUA) precisam ter países pobres, países de terceiro mundo. Essas importâncias são negativas para a unificação dos países, deixando ter uma linha de separação
entre os países, entre as pessoas.
O documentário “The Shory of Stuff” nos revela as conexões entre diversos problemas ambientais e sociais, e é um alerta pela urgência em criarmos um mundo mais sustentável e justo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário